JAGUAR MAGAZINE #07

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David Gandy e seu XK120 brilham no bairro criativo de Londres | Como a caridade In Place of War leva criatividade em zonas de conflito | Designer de interiores Joyce Wang conta sobre as últimas tendências de luxo | O ano de maior sucesso da Panasonic Jaguar Racing na Fórmula E | Conheça o novo diretor de design Julian Thomson

A revolução tem sido

A revolução tem sido para entender como escrever código que pode aprender. A noção não é tão nova - o código que “aprendeu” o jogo da velha foi utilizado pela primeira vez na década de 1960 por Donald Michie - mas o verdadeiro poder do aprendizado de máquina só veio à tona recentemente. O que mudou é que agota há um ambiente digital em que o código pode aprender. Por exemplo, o grande número de imagens digitais online levou o programa de reconhecimento visual a poder ver a diferença de um cachorro para um gato, algo que a codificação de cima para baixo não conseguiu fazer. Se o código está aprendendo, mudando, se desenvolvendo, mutando, então, em algum momento ele pode começar a fazer coisas que surpreendem a pessoa que escreveu o código original. De repente, existe a possibilidade de o código ser criativo – afinal, uma definição de criatividade é produzir algo novo, surpreendente e com valor. O estilo de cima para baixo de codificação limitava o fator surpresa; agora, se o código muda, tem a chance de nos surpreender. Mas novidade não garante valor. O valor é muito cultural, histórico e pessoalmente específico. Eu poderia escrever um poema de enorme valor para mim, mas pode ser considerado de pouco valor no mundo. Isto é onde a aprendizagem de máquina pode mudar o jogo - se nós lhe dermos dados para aprender as coisas que nós damos valor, então é possível que identifique os pontos principais nos dados que lhe permite contribuir com algo que nós reconhecemos de valor. Uma equipe da Microsoft e da Universidade de Tecnologia de Delft conseguiu um algoritmo para analisar A forma mais rara da criatividade é quando CNIQ CRCTGEG FQ PCFC 346 pinturas de Rembrandt e aprender o que é que faz um Rembrandt tão especial. Não só usou este processo de aprendizagem para reconhecer um Rembrandt, mas produziu uma nova pintura que poderia ser convincentemente do estilo de um Rembrandt, e até do próprio Rembrandt. No entanto, não queremos mais do mesmo. Queremos inovação. Muitas pessoas acreditam que isso é impossível. Se uma máquina tem que operar dentro dos limites de um sistema que entendemos, como ela pode romper com isso e nos mostrar algo novo? Um dos subprodutos interessantes para tentar fazer o código ser criativo é que ele nos força a tentar entender o que nos leva a fazer um movimento transformacional para o novo. A cientista cognitiva Margaret Boden identificou três tipos diferentes de criatividade. A primeira é a criatividade exploratória, na qual alguém toma as regras do jogo e os leva ao extremo. Isso é algo que um computador é susceptível de se sobressair. Então há criatividade combinacional. É aqui que alguém tenta criar algo novo sintetizando dois mundos anteriormente não relacionados. Um exemplo é a fusão gastronômica, a arte de combinar estilos de cozinhar de duas culturas 60 / Revista Jaguar

Tecnologia diferentes, ou fusões criativas na música, na pintura, na arquitetura e na escrita. O que é incrível é que, entendendo como essa fusão pode levar à inovação, dá um modelo para codificar essa criatividade. O pesquisador de IA, Francois Pachet, tentou capturar esse processo no que chama de Máquina de Fluxo. Ela analisa o estilo subjacente de um gênero, aprende as regras e os aplica a um conjunto de dados muito diferente. Assim, uma máquina poderia “aprender” o estilo de Schoenberg de música serialista, mas depois tocar blues neste estilo. Como com todos os experimentos artísticos, o resultado é muitas vezes um fracasso - mas às vezes, incrivelmente novo. » Revista Jaguar / 61

 

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