THE JAGUAR 06

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DESIGN Abaixo:

DESIGN Abaixo: Sagmeister com o diretor de design da Jaguar, Ian Callum, em sua nova exposição, Beauty que seu avô aprendeu pintura em painéis, e a casa da família era cheia de palavras de sabedoria, letras perfeitas em folha de ouro em painéis de madeira. "Muita da sabedoria deste mundo é antiga", diz ele. "O que posso esperar é encontrar uma maneira de expressar de um jeito que não tenha sido expressado antes, para que alguém perceba novamente." Walsh juntou-se ao estúdio em 2010 e tornou-se um parceiro, com 25 anos, no renomeado Sagmeister & Walsh, dois anos depois. Eles anunciaram o novo negócio com outra foto nua, que gerou muito choque e deleite. A dupla tem um talento especial para incorporar o trabalho pessoal em seu projeto; sua propaganda para a marca de moda Milly, com sua ênfase na pele, corpos e transformação, ecoa a colorida visceralidade de seus cartazes “Take it on” para a Escola de Artes Visuais. E quando precisam ser mais contidos, como no design da identidade do Museu Judaico de Nova York, eles também são eficazes. O próximo grande projeto iniciado por Sagmeister teve como tema a Felicidade. O The Happy Show foi visto em museus nos EUA e na Europa. O The Happy Film, inicialmente feito com o designer talentoso e diretor Hillman Curtis, está na tradição de filmes como A Dieta do Palhaço, mas com um toque gráfico adicionado. Como um projeto de design, Sagmeister “redesenha sua personalidade”. Ele se torna uma cobaia, com meditação, terapia e drogas como formas de aumentar sua felicidade, com resultados mistos. "The Happy Film foi um pesadelo, na produção," admite Sagmeister. "Quando começamos a fazê-lo eu estava super bem. Mas depois de meio ano, eu terminei com minha namorada de 11 anos. Após um ano, minha mãe morreu. E depois de três anos e meio, Curtis morreu de câncer.” “ VOCÊ FOI CONTAMINADO E SEDUZIDO A PENSAR SOBRE A BELEZA” Sagmeister terminou o filme, e o resultado é um tanto engraçado, embaraçoso e dolorosamente honesto. Mas ele jura nunca mais fazer um filme. "Foi tão difícil de fazer e eu era péssimo", diz ele. "Design não é o mesmo que criação." Ele insiste, também, que não é um artista. Em uma conversa pública na MAK com o diretor de design da Jaguar Ian Callum, Sagmeister citou a definição de Donald Judd: "Design é trabalhado, a arte não!" Mas o corpo, a vida de Sagmeister podem ser vistos em sua arte. É isso que faz de suas palestras (como stand-ups visuais) tão convincentes. "Eu tento várias coisas para ver se funcionam com o público. É como um meio de prototipagem", diz ele. Mas, apesar de seu dom para a narrativa, ele é muito céptico da afirmação moderna que design é como contar histórias. Ele disse: "As pessoas na nossa área (design) usam o manto de besteira. Agora todos são contadores de histórias.” Beauty, embora uma exposição espetacular e polêmica, é mais conversa do que a história. Quando você sai, você foi contaminado, levado a pensar o que “beleza” significa, se está na cauda de um pavão; na pintura de um museu; no candelabro feito de materiais reciclados; ou em um carro - o livro do espetáculo inclui uma foto de duas páginas de um Jaguar E-Type, tendo a descrição de Enzo Ferrari como o carro mais bonito já feito. Beleza, Sagmeister declara, não está no olho de quem vê. E o show é como ele mesmo: para encontrar Stefan Sagmeister é como ser atraído para um mundo que é mais intenso, visualmente focado, mais divertido que o cotidiano. A exposição "Beauty", que começou na MAK de Viena, agora continua em Frankfurt até 15 de setembro de 2019, com mais locais a seguir. FOTOS: SAGMEISTER & WALSH (3); JAGUAR LAND ROVER; ALEXANDER SEGER 22 THE JAGUAR

XXXXXXXXXX A artista Rosa Kammermeier escreveu o manifesto de Sagmeister sobre a beleza em um Jaguar E-Pace

 

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