Views
4 years ago

THE JAGUAR 06

  • Text
  • Tecnologia
  • Sagmeister
  • Jaguar
Às vezes provocativo, sempre criativo: conheça o designer gráfico Stefan Sagmeister | Os artesãos de madeira britânicos trazem uma nova dimensão para uma habilidade antiga | Experimente as delícias da culinária do chef com estrelas Michelin Paul Pairet em Shanghai | Veja como Iris van Herpen está redefinindo a tecnologia da moda | Viaje no tempo para uma cidade futurista em Seoul

ROAD TEST erá que

ROAD TEST erá que realmente se passaram 25 anos? Parece que foi ontem que peguei o Jaguar XJ220 da primeira produção e fiquei dois dias na estrada, dirigindo o que ainda é, pelo menos que eu saiba, o único totalmente abrangente, teste com suporte de dados do carro mais rápido do mundo da época. Pense nisso. O XJ220 não era apenas o carro mais rápido em 1993 - foi mais rápido por muito tempo. Enquanto os concorrentes como o 959 da Porsche e o F40 da Ferrari andavam até e, no último caso, passavam de 320km/h, o XJ220 foi o primeiro carro que tinha essa velocidade inimaginável como apenas um número no velocímetro. o Guinness Book of Records citou uma velocidade máxima gravada de 347km/h. O “hipercarro” é um termo usado livremente hoje, mas poucos sabem que começou aqui. Eu já estava esperando há cinco anos para dirigi-lo, desde que apareceu na forma de “conceito” no British International Motor Show de 1988 completo com um motor gigante V12 de 6,2 por litro e tração nas quatro rodas. Apenas 350 deveriam ser construídos e, com a economia global em alta, a oferta foi quatro vezes maior. Quando o XJ220 estava pronto para venda, o mercado em ascensão foi substituído por recessão. Os depositantes falaram que o carro agora tinha um motor V6 de 3,5 por litro para desistir da compra. No final, apenas 277 foram feitos, o que significa que hoje é um carro muito raro - mais do que seus concorrentes mencionados. "Eu acho que essa é a razão deles ainda estarem desvalorizados", diz Paul Hegarty, gerente do centro da Jaguar Classic Works, que está reintroduzindo o XJ220. "Bons carros agora são vendidos por £500.000. Mas se olhar para o que tem a oferecer, a sua escassez, e o preço dos concorrentes, estou confiante de que pode ser mais. A oferta foi esta: o formato mais estranho por fora, o desempenho mais escandaloso a ser oferecido em forma de carro. Um carro que não parece com nenhum outro, mas uma criação feita sob medida em torno de uma estrutura de favo de mel de alumínio que parece mais um jato de guerra do que qualquer coisa que usa uma placa. Foi criando por uma empresa que já havia vencido a maior corrida motora do mundo – as 24 horas de Le Mans – sete vezes, ganharia a Dirigido por um motorista profissional em uma pista fechada. Não tente faz isso. 70 THE JAGUAR

CLÁSSICOS Andrew Frankel, de 1,82m, fica aconchegante na cabine compacta do Jaguar XJ220 (e muito analógica), antes acelerar hipercarro e trazer boas memórias. " POR PURA SENSA- ÇÃO DA OCASIÃO, EU NÃO TENHO CERTEZA SE EXISTE UM CARRO MELHOR QUE O JAGUAR XJ220" sua classe com o jovem David Coulthard dirigindo, se não tivesse sido excluída por uma pequena tecnicalidade. Sua presença permanece intacta. Um XJ220 estacionado é uma visão extraordinária, para ser contemplado em comprimento e de várias distâncias e ângulos. Não é um carro prático: não há quase nenhum espaço no porta malas, as portas não abrem muito e, se você tem mais de 1.80m, é pequeno por dentro. Eu não tenho certeza se existe um carro melhor. O motor Twin-Turbo liga com força, com uma voz gloriosa e feia que me lembro bem. Pode não ser a trilha sonora sinfônica do V12 como alguns esperavam, mas é um motor de corrida genuíno e exala propósito. Tudo é físico aqui, a embreagem, as engrenagens, a direção, todos exigindo entradas pesadas. Mas parece certo que, em um carro como este, você deva trabalhar um pouco. E o fato de que não tem ABS, controle de tração ou sistema de segurança parece certo, também. É apenas um homem e uma máquina ferozmente rápida contra o mundo. Mesmo hoje na pista, ele pega velocidade a um alcance insano, o ponteiro passa tão rápido pelos número que mal podemos ler. Eu chego a 225km/h, não porque há necessidade, mas porque parece a coisa certa a fazer no

 

JAGUAR

JAGUAR MAGAZINE

 

A REVISTA JAGUAR celebra a criatividade em todas as suas formas, com características que inspiram emoção sensorial, do design sedutor até a tecnologia de ponta.

A edição mais recente apresenta algumas pessoas inspiradoras: de Luke Jennings, criador de Villanelle, uma das personagens mais interessantes dos últimos tempos, a Marcus Du Sautoy, que fala se a inteligência artificial está à beira de se tornar criativa. Na estrada, visitamos os EUA para explorar o paraíso gastronômico de Portland em um Jaguar I-PACE, levamos um Jaguar XE ao sul da França para uma visão de fotógrafo da charmosa cidade de Arles, e muito mais.

Na cidade somos todos pedestres.

© JAGUAR LAND ROVER LIMITED 2020

Registered Office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF
Registered in England No: 1672070
Os números referentes ao consumo de combustível são resultado de testes oficiais do fabricante em acordo com as leis da UE, possuindo função puramente comparativa. O consumo efetivo de um veículo pode diferir dos alcançados em tais testes.