The Jaguar 02

  • Jaguar
  • Carro
  • Corrida
  • Anos
  • Assim
  • Mundo
  • Carros
  • Pilotos
  • Equipe
  • Pista
Neste número, apresentamos um novo membro da família Jaguar, com o lançamento do E-PACE. Romain Grosjean, piloto de F1, revela a sua paixão pela Jaguar, e a equipe Panasonic Jaguar Racing apresenta um insight dos seus preparativos. Além disso, fomos conhecer a corrida de drones e passamos um dia excepcional com o XF Sportbrake.

Se há 25 anos, quando

Se há 25 anos, quando eu O ENGENHEIRO-CHEFE comecei a trabalhar na GRAHAM WILKINS – ENGENHEIRO- Jaguar, você me dissesse CHEFE DO PRODUTO E-PACE que eu seria engenheirochefe de programa para um SUV de desempenho como esse, eu teria achado isso uma loucura. Entretanto, eu sabia que, se fôssemos realmente inovar e desafiar os conceitos sobre o que um Jaguar poderia ou deveria ser, eu precisaria trabalhar com uma equipe jovem e muito talentosa. E trabalhei com uma equipe assim. Durante todo esse projeto, procuramos pensar diferente. Esse é o trabalho que eu sempre desejei. Quando começamos, percebemos que muitos clientes queriam um carro que passasse a sensação de um esportivo, mas a fase ou o estilo de vida dessas pessoas pede um automóvel com quatro lugares e muito espaço. Por isso, começamos a falar de um carro esportivo que poderia ser usado todo dia. Nossa intenção era oferecer o melhor equilíbrio possível entre beleza e praticidade. Acredito que atingimos esse equilíbrio. Para mim, a “embalagem” do carro é tão boa quanto o design exterior. No interior, deu-se muita atenção aos detalhes ligados à armazenagem no carro. Há algumas características muito inteligentes no console central entre os bancos dianteiros, por exemplo, e nas portas, no portaluvas e no porta-malas, para melhorar a usabilidade do carro. Evidentemente, tivemos acesso à tecnologia da Land Rover, nossa marca irmã, mas adaptamos essa tecnologia para um Jaguar. Nas condições em que você pode preferir usar o Jaguar — por exemplo: na grama molhada, na neve ou no gelo — o carro se sai muito bem. Acredito que a primeira compra leva em conta o visual do carro, mas o que faz a pessoa dar preferência a uma marca é a capacidade de suprir necessidades e até de prever necessidades que você não esperava. Eu acredito que o E-PACE é assim. Tenho certeza de que ele terá muitos clientes fiéis que continuarão com ele. “EQUILÍBRIO ENTRE BELEZA E PRATICIDADE” DESEMPENHO ADAPTADO PARA UM JAGUAR • Tração intuitiva nas quatro rodas • Lançamento em baixo atrito • Controle de progresso em todas as superfícies • Conjunto de transmissão ativo para aumento da agilidade • Suspensão totalmente independente • Sistema dinâmico adaptável opcional • Suspensão traseira multibraço sofisticada • Vetor de torque para curvas mais precisas • Capacidade de reboque de 1.800 Kg 22 THE JAGUAR

Não há como discutir com JORNALISTA DO SETOR AUTOMOTIVO estatísticas. No mundo todo, o E MÃE ERIN BAKER – segmento de SUVs compactos DIRETORA DA SEÇÃO CARS é o que mais cresce no mercado NO JORNAL THE TELEGRAPH automotivo. Os compradores adoram a combinação de altura de chassi elevada, porta-malas maior, espaço para cinco passageiros e a segurança extra da tração nas quatro rodas. A maioria das pessoas precisa de automóveis desse tipo para usá-los como meio de transporte prático, frequentemente para a família. Entretanto, como é uma compra que envolve uma quantia alta, queríamos um belo visual para passar a imagem certa. Marcas premium como a Jaguar têm um papel importante a desempenhar no mercado de SUV - o design e o apelo da marca são muito importantes nesse mercado. O F-PACE foi uma jogada ousada e vem sendo muito bem recebido. Agora temos o E-PACE, que teve o tamanho reduzido e agora abre um mercado totalmente novo. Analisando as especificações do carro, fica claro que a Jaguar se manteve fiel às suas raízes de direção dinâmica. Eu acredito que esse carro será mais voltado para motoristas determinados do que a maioria dos SUVs. Não irá decepcionar quem já é proprietário de um Jaguar, pessoas que, por exemplo, têm um F-TYPE e precisam de um SUV para a família. Entretanto, também mostrará às pessoas que adquirirem o primeiro Jaguar que o DNA da marca não mudou. Eu, que sou mãe de dois filhos, acredito que esse carro se sairá muito bem como um automóvel versátil para a família. O interior tem alguns toques inteligentes, e o espaço amplo no porta-malas é muito importante para o transporte de compras, bicicletas ou malas de famílias nas férias. Conversando com os engenheiros, fiquei sabendo que eles se esforçaram para criar mais espaço para as pernas no banco traseiro — isso é importante. Se eu fosse projetar um carro esportivo para o dia a dia com altura do chassi elevada e porta-malas grande, ele seria bem parecido com este. “ESSE CARRO SE SAIRÁ MUITO BEM COMO UM AUTOMÓVEL VERSÁTIL PARA A FAMÍLIA” THE JAGUAR 23

 

JAGUAR

JAGUAR MAGAZINE

 

A REVISTA JAGUAR celebra a criatividade em todas as suas formas, com características que inspiram emoção sensorial, do design sedutor até a tecnologia de ponta.

A edição mais recente apresenta algumas pessoas inspiradoras: de Luke Jennings, criador de Villanelle, uma das personagens mais interessantes dos últimos tempos, a Marcus Du Sautoy, que fala se a inteligência artificial está à beira de se tornar criativa. Na estrada, visitamos os EUA para explorar o paraíso gastronômico de Portland em um Jaguar I-PACE, levamos um Jaguar XE ao sul da França para uma visão de fotógrafo da charmosa cidade de Arles, e muito mais.

Na cidade somos todos pedestres.

© JAGUAR LAND ROVER LIMITED 2020

Registered Office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF
Registered in England No: 1672070
Os números referentes ao consumo de combustível são resultado de testes oficiais do fabricante em acordo com as leis da UE, possuindo função puramente comparativa. O consumo efetivo de um veículo pode diferir dos alcançados em tais testes.