The Jaguar 02

  • Jaguar
  • Carro
  • Corrida
  • Anos
  • Assim
  • Mundo
  • Carros
  • Pilotos
  • Equipe
  • Pista
Neste número, apresentamos um novo membro da família Jaguar, com o lançamento do E-PACE. Romain Grosjean, piloto de F1, revela a sua paixão pela Jaguar, e a equipe Panasonic Jaguar Racing apresenta um insight dos seus preparativos. Além disso, fomos conhecer a corrida de drones e passamos um dia excepcional com o XF Sportbrake.

F-TYPE “DIRIGIR UM

F-TYPE “DIRIGIR UM JAGUAR FAZ COM QUE VOCÊ SE DESTAQUE MAIS DO QUE EM OUTROS CARROS, MAS PRINCI- PALMENTE AO DIRIGIR UM SVR – AS PESSOAS QUEREM OUVIR O RONCO DO MOTOR!” Epor falar em chegadas, voar até o topo de uma montanha de helicóptero e aterrissar ao lado de uma estrada fechada, onde um Jaguar F-TYPE ou F-TYPE 400 SPORT esperam você, não é nada mal. Foi exatamente assim que o piloto de Fórmula 1 Romain Grosjean chegou no “set” para o vídeo que ele está gravando para a Jaguar. Nós nos encontramos numa manhã fria, mas lindamente en- -solarada, nos Alpes Franceses, perto da fronteira com a Suíça e de sua casa, em Genebra. Típico para um corredor, o francês de 31 anos de idade escolhe inicialmente o super carro SVR de 200 mph (322 km/h), em vez do 400 SPORT de 171 mph (275 km/h). “Eu já passei bastante tempo em um SVR, tanto nas estradas quanto nos circuitos, mas não dá para reclamar”, ele diz com um grande sorriso. “O motor é altamente responsivo e, nos circuitos, a tração nas quatro rodas permite que ele mantenha o ritmo e a velocidade nas curvas por muito tempo. A carroceria também reage muito bem, então você pode forçar o carro até seus limites”. BONITO DE VER, INCRÍVEL DE ESCUTAR Embora as estradas estreitas e cheias de curvas dos Alpes não sejam o lugar ideal para manobras na pista, Grosjean ainda pode fazer muita coisa. “O som do SVR é realmente incrível, principalmente quando você ativa o Modo Dinâmico com o Escapamento Esportivo”, ele se entusiasma. “O design também é maravilhoso - você vê como o carro é rápido só de olhar para ele. E ao sentar, parece que está num avião de caça, com o banco baixo e todo o conforto em volta de você. “É parecido com o F-TYPE 400 SPORT, você sente que está fazendo algo importante ao sentar no banco do piloto, tanto pelo motor V6 Supercharged, como por seu estilo, características inconfundíveis e detalhes que o diferenciam dos outros carros”. À medida que Grosjean vai dando mais voltas com o F-TYPE para os cinegrafistas, o remoto lugar vai enchendo de gente. O prefeito local aparece, assim como diversos pedestres todos intrigados com o magnífico carro azul reluzindo à luz da manhã e por quem pode estar no volante. “Dirigir um Jaguar faz com que você se destaque mais do que em outros carros”, diz Grosjean, “principalmente ao dirigir o F-TYPE. As pessoas dizem: “Uau, o que é isso?”. Elas querem vê-lo e ouvir o ronco do motor.” A multidão paciente logo vai poder ver e ouvir, mas agora é hora de começar a nossa entrevista. INFLUÊNCIA NAS CORRIDAS Logo fica claro que a Jaguar exerceu um papel importante na sua paixão por carros e na sua carreira. “Eu me apaixonei pelos Jaguares do Circuito Le Mans quanto eu ainda era criança”, ele se lembra. “Eu tinha um pôster na parede - aqueles carros me faziam querer ser um piloto”. “Anos depois, eu queria saber mais sobre a história da Jaguar e de seu sucesso no Le Mans. O D-Type que venceu a corrida de 24 horas nos anos 50 é muito especial. Quando eu tive a oportunidade de dirigir um de verdade, eu me surpreendi com a capacidade do carro de ir adiante com os meus estímulos. Ao aprender sobre a história da Jaguar e os carros de estrada atuais, você entende por que é tão fã dessa marca”. De fato, a Jaguar é um assunto familiar para Grosjean, já que o seu próprio carro é um F-PACE, que ele usa para passear com seus dois filhos, Sacha (4) e Simon (2), e para transportar a bicicleta que gosta de pedalar. Sua esposa, a apresentadora do canal francês F1, Marion, também dirige um XE. Desde pequeno ele se lembra de estar rodeado por carros. Seja brincando com carros de controle remoto ou dirigindo pequenos carros elétricos no seu jardim, antes de sua primeira 70 THE JAGUAR

PHOTOGRAPHY: LKJDÄLKJDF KJLÄKJ ÖÄÖK ; DFÄÖLKJÄLKDJ ÖÄDFÖÄ (2) Presença forte nas estradas, o F-TYPE SVR exibe um motor V8 muito ágil, carroceria otimizada e tração nas quatro rodas que, juntos, garantem uma experiência de direção extremamente diferenciada e gratificante. THE JAGUAR 71

 

JAGUAR

JAGUAR MAGAZINE

 

A REVISTA JAGUAR celebra a criatividade em todas as suas formas, com características que inspiram emoção sensorial, do design sedutor até a tecnologia de ponta.

A edição mais recente apresenta algumas pessoas inspiradoras: de Luke Jennings, criador de Villanelle, uma das personagens mais interessantes dos últimos tempos, a Marcus Du Sautoy, que fala se a inteligência artificial está à beira de se tornar criativa. Na estrada, visitamos os EUA para explorar o paraíso gastronômico de Portland em um Jaguar I-PACE, levamos um Jaguar XE ao sul da França para uma visão de fotógrafo da charmosa cidade de Arles, e muito mais.

Na cidade somos todos pedestres.

© JAGUAR LAND ROVER LIMITED 2020

Registered Office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF
Registered in England No: 1672070
Os números referentes ao consumo de combustível são resultado de testes oficiais do fabricante em acordo com as leis da UE, possuindo função puramente comparativa. O consumo efetivo de um veículo pode diferir dos alcançados em tais testes.