THE JAGUAR 04

  • Jaguar
  • Carro
  • Anos
  • Carga
  • Autonomia
  • Desempenho
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Tudo
  • Arte
Uma incrível viagem à bordo do elétrico Jaguar I-PACE em Portugal | Entrevistas exclusivas sobre a criação do revolucionário I-PACE | Reinventando um clássico: E-TYPE Concept Zero | Os 50 anos do icônico sedã Jaguar XJ | Uma entrevista exclusiva com a estrala do tênis Johanna Konta | Os computadores são capazes de revolucionar a arte ?

UMA PRIMEIRA VOLTA NO

UMA PRIMEIRA VOLTA NO I-PACE O DNA Jaguar dele impressiona imediatamente quando você pisa pela primeira vez no acelerador: a potência se eleva de forma progressiva, quase como num carro com motor de combustão. É uma sensação incomum num veículo elétrico – muitos deles apresentam um aumento um tanto abrupto do torque. Embora a potência conjunta de 400 cv dos dois motores elétricos do I-PACE proporcione uma aceleração até 100 km/h em furiosos 4,5 segundos a partir do repouso, ele também é diferente de outros veículos eléctricos nas manobras. Alguns são muito “digitais” na direção – que é apenas rápida, mas com pouca sensação. Já a direção elétrica do I-PACE exibe a pressão de um sistema hidráulico. Dá para sentir o peso das rodas girando, o que permite um melhor controle. O Autódromo Internacional do Algarve é ideal como primeira parada na nossa rota para descobrirmos o que a tecnologia de ponta do I-PACE tem a oferecer quando ganha liberdade – especialmente levando-se em conta que os I-PACEs também vão competir em breve na série I-PACE eTROPHY (vide página 39). Situada nos pés da Serra de Monchique, apenas 24 quilômetros a noroeste da cidade portuária de Portimão, o circuito de 4.648 metros tem capacidade para 100.000 espectadores e recebe rodadas das séries europeias de Le Mans e do Campeonato Mundial de Superbike. Quatro parques de painéis solares são usados para gerar eletricidade e produzem mais energia do que o autódromo consome, mesmo num fim de semana de corrida, o que torna o lugar apropriado, em todos os sentidos, para avaliarmos o I-PACE. Já no circuito, nós ativamos o modo Dinâmico pressionando um dos dois botões do console central “flutuante”, e o I-PACE imediatamente mostra sua postura confiante: a direção adquire peso, a suspensão ganha firmeza, “COM A VELOCIDADE ARREBATADORA DO MODO DINÂMICO, QUE É ACOMPANHADA POR UMA SEGURANÇA RECONFORTANTE, O I-PACE É APROVADO COM LOUVOR EM SEU PRIMEIRO TESTE.” e o carro parece plantado na pista, balançando muito pouco para os lados nas curvas. Com a velocidade arrebatadora do modo Dinâmico, que é acompanhada por uma segurança reconfortante, o I-PACE é aprovado com louvor em seu primeiro teste. Trata-se de um verdadeiro SUV esportivo, que não cede mesmo quando levado ao limite. Saciada a curiosidade da corrida, usamos os botões para voltar a “Normal”, provavelmente o modo padrão da maioria das pessoas durante 90% do tempo, e prosseguir pelas estradas públicas. Nesse modo, a Regeneração de Freios Aprimorada pode ajudar a maximizar a sua autonomia ao recuperar a energia de frenagem quando você tira o pé do acelerador. Mas ela faz isso de uma maneira suave. O nível de frenagem regenerativa também pode ser aumentado para 18 THE JAGUAR

Design atraente e desempenho eletrizante: o I-PACE se sente bem à vontade no Autódromo Internacional do Algarve, onde suas manobras dinâmicas tiram nota máxima em cada prova. THE JAGUAR 19

 

JAGUAR

JAGUAR MAGAZINE

 

A REVISTA JAGUAR celebra a criatividade em todas as suas formas, com características que inspiram emoção sensorial, do design sedutor até a tecnologia de ponta.

A edição mais recente apresenta algumas pessoas inspiradoras: de Luke Jennings, criador de Villanelle, uma das personagens mais interessantes dos últimos tempos, a Marcus Du Sautoy, que fala se a inteligência artificial está à beira de se tornar criativa. Na estrada, visitamos os EUA para explorar o paraíso gastronômico de Portland em um Jaguar I-PACE, levamos um Jaguar XE ao sul da França para uma visão de fotógrafo da charmosa cidade de Arles, e muito mais.

Na cidade somos todos pedestres.

© JAGUAR LAND ROVER LIMITED 2020

Registered Office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF
Registered in England No: 1672070
Os números referentes ao consumo de combustível são resultado de testes oficiais do fabricante em acordo com as leis da UE, possuindo função puramente comparativa. O consumo efetivo de um veículo pode diferir dos alcançados em tais testes.