ICE ACADEMY “Foi o
ICE ACADEMY “Foi o maior barato! Apesar de que, olhando de fora, parece muito mais fácil do que é atrás do volante”, diz Tamara Kajah após sua primeira experiência de direção no gelo com o F-TYPE SVR. Tamara Kajah e Mirko Lahti parecem exaustos. São 7 horas de uma gelada manhã de fevereiro na Lapônia sueca, e o sol ainda está para nascer. Após um árduo fim de semana de corridas em Marselha, os dois patinadores de ice cross downhill passaram o dia anterior fazendo vários voos até chegarem à cidadezinha de Arjeplog. Agora, depois de poucas horas de sono, estão a caminho da Jaguar Land Rover Ice Academy. Os jovens esportistas estiveram muito à vontade nas eletrizantes pistas de alta velocidade do campeonato mundial Red Bull Crashed Ice, mas como será que enfrentarão o desafio de pilotar os carros mais modernos da Jaguar num lago congelado? Do alojamento da Ice Academy, eles saem para um frio de -15°C. Tamara e Mirko passam por uma frota de F-TYPEs e F-PACEs e contemplam a ampla extensão nevada do Lago Hornavan, que está coberto por uma camada de gelo de 70 cm. Ao longe, um engenheiro da Jaguar acelera por uma das pistas especialmente preparadas que entrecruzam a superfície do lago, lançando nuvens de neve ao deslizar pelas curvas abertas. Os dois patinadores se olham com sorrisos largos. O cansaço desaparece, e Mirko bate palmas. “Isto vai ser divertido!” O finlandês de 21 anos é uma estrela em ascensão no ice cross downhill, tendo sido campeão mundial júnior por duas vezes, enquanto a canadense Tamara, de 26 anos, é uma das melhores competidoras da categoria feminina nesse esporte. Chamado de “o mais rápido esporte sobre patins”, nele os esportistas descem, a uma velocidade que chega a 80 km/h, até a base de uma pista de gelo cheia de curvas fechadas, saltos e quedas verticais. Sua popularidade deu um salto em anos recentes, sendo que milhares de pessoas comparecem às cor - ridas repletas de ação dos campeonatos mundiais numa série de lugares impressionantes, desde resorts de esqui até regiões centrais de cidades. Isso contrasta fortemente com a tranquilidade da natureza de Arjeplog. Situada no local que abriga há muitos anos as instalações de testes em condições de baixa temperatura da Jaguar Land Rover, a Ice Academy foi criada em 2016 para permitir que os visitantes sintam a emoção de dirigir no gelo sob a orientação de instrutores especializados. Prontos para colocarem à prova de maneira inédita as habilidades de Tamara e Mirko no gelo estão Andre D’Cruze, veterano das corridas de carros e dublê de filmes, e Jan Wouters, dono de equipe de corrida e exímio piloto de drift. Sobre o gelo, um F-TYPE SVR vermelho e um F-PACE S branco aguardam, ambos equipados com pneus com cravos para neve. Os instrutores fazem um breve resumo do que se pode esperar dos dois carros: compacto e possante, o F-TYPE, com tração nas quatro rodas, é rápido como um raio e agilíssimo nas respostas; seu primo maior, o F-PACE, tem o DNA de um veículo esportivo, mas combina isso com conforto e direção excelente em qualquer estrada. 50 THE JAGUAR
TAMARA KAJAH NASCIMENTO: 14 DE OUTUBRO DE 1991, NO CANADÁ Tamara se autodeclara viciada em velocidade. Começou a esquiar aos três anos de idade e aperfeiçoou suas habilidades jogando hóquei no gelo, antes de descobrir a emoção do ice cross downhill. Após sua primeira corrida, em 2014, foi fisgada pelo esporte, e sua presença no pódio virou algo frequente desde então. F-TYPE SVR O F-TYPE mais potente da Jaguar ostenta um espantoso motor V8 de 5,0 litros que o acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. Ágil e dinâmica, a tecnologia de tração nas quatro rodas assegura máxima potência e uma direção confiante, mesmo na neve e no gelo. OS PATINADORES OS CARROS MIRKO LAHTI NASCIMENTO: 11 DE OUTUBRO DE 1996, NA FINLÂNDIA Mirko ganhou sua primeira motocicleta de motocross com apenas quatro anos de idade e, assim como muitos finlandeses, era um ávido esquiador e jogador de hóquei no gelo quando criança: as bases ideais para o ice cross downhill. Duas vezes campeão mundial júnior, agora ele tem como objetivo dominar a categoria masculina. F-PACE PORTFOLIO Um SUV realmente esportivo, o F-PACE Portfolio com motor V6 turbo de 3,0 litros vai de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. Tecnologias de direção inovadoras proporcionam o equilíbrio ideal entre desempenho e conforto, qualquer que seja a superfície. THE JAGUAR 51
- Page 1 and 2: FRIO NA BARRIGA DOIS PATINADORES PR
- Page 3 and 4: EXPERIENCE SOUND ON THE MOVE LIKE N
- Page 5 and 6: COLEÇÃO JAGUAR. TEMPO DE EXCELÊN
- Page 7 and 8: JAGUAR GEAR SEU I-PACE, SEU ESTILO.
- Page 9 and 10: O SAYER DEVE SEU NOME A UM DOS MAIS
- Page 11 and 12: F-PACE SVR NASCIDO PARA CORRER Dese
- Page 13 and 14: “ QUANDO O FUZILEIRO REAL MARK OR
- Page 15 and 16: COMPLETA THE JAGUAR 15
- Page 17 and 18: Na volta que deram pelo Algarve, no
- Page 19 and 20: Design atraente e desempenho eletri
- Page 21 and 22: UMA PRIMEIRA VOLTA NO I-PACE Seja n
- Page 23 and 24: “ O I-PACE ENCARNA O ESPÍRITO DA
- Page 25 and 26: 100,000 PONTOS DE CARGA DE VEÍCULO
- Page 27 and 28: TESTES A GRAUS -40 Antes do lançam
- Page 30 and 31: MARKE EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO EVOLUÇ
- Page 32 and 33: MARKE IAN CALLUM DIRETOR DE PROJETO
- Page 34 and 35: “ OITENTA ANOS DE EXPERIÊNCIA EM
- Page 36 and 37: Fórmula 1, NASCAR, Le Mans - Nelsi
- Page 38 and 39: NELSINHO PIQUET “QUANDO TENHO UM
- Page 40 and 41: CONCEPT ZERO EMISSÃO ZERO, INOVAÇ
- Page 43 and 44: LONDON 71-72 JERMYN STREET | 4 DAVI
- Page 45 and 46: O lar, dizem, é onde está o cora
- Page 47 and 48: Chris Trott é diretor de sustentab
- Page 49: Os patinadores de downhill Tamara K
- Page 53 and 54: ICE ACADEMY CORRIDA ICE CROSS DOWNH
- Page 55 and 56: “QUE TREMENDA EXPERIÊNCIA! SONHO
- Page 57 and 58: A FOTOGRAFIA AUTOMOTIVA ESTÁ BOMBA
- Page 59 and 60: @OTRADNV NOME: Gleb Otradnov IDADE:
- Page 61 and 62: CLIQUES FANTÁSTICOS “EU SEMPRE C
- Page 63 and 64: MENTALIDADE VENCEDORA JOGO MENTAL A
- Page 65 and 66: Konta diz que uma decisão conscien
- Page 67 and 68: Simples, mas forte: The Negative Wa
- Page 69 and 70: mais memoráveis. Logo depois, em m
- Page 71 and 72: Dos muitos modelos excepcionais de
- Page 73 and 74: FOTOS: GETTY IMAGES/MIMI HADDON; JO
- Page 75 and 76: 1986 “XJ40” Lançado em 1986, o
- Page 77 and 78: 2017 E 2018 XJR575 E XJ50 Talvez se
- Page 79 and 80: CASTROL EDGE PROFESSIONAL DESEMPENH