THE JAGUAR 04

  • Jaguar
  • Carro
  • Anos
  • Carga
  • Autonomia
  • Desempenho
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Tudo
  • Arte
Uma incrível viagem à bordo do elétrico Jaguar I-PACE em Portugal | Entrevistas exclusivas sobre a criação do revolucionário I-PACE | Reinventando um clássico: E-TYPE Concept Zero | Os 50 anos do icônico sedã Jaguar XJ | Uma entrevista exclusiva com a estrala do tênis Johanna Konta | Os computadores são capazes de revolucionar a arte ?

“COM OS PATINS, VOCÊ

“COM OS PATINS, VOCÊ TEM MAIS CONTROLE INS- TANTÂNEO SO- BRE O GELO. MAS, AO VOLANTE, PRECISA TENTAR RELAXAR E DEI- XAR O IMPULSO LEVAR VOCÊ.” TAMARA KAJAH

ICE ACADEMY CORRIDA ICE CROSS DOWNHILL EXPLICAÇÃO SOBRE O MAIS RÁPIDO ESPORTE SOBRE PATINS Os esportistas competem entre si, descendo até a base de uma pista de gelo com curvas fechadas, saltos e quedas verticais a velocidades que chegam a 80 km/h. O que começou como alguns eventos isolados agora cresceu e se transformou no campeonato mundial Red Bull Crashed Ice, que tem competições no mundo todo e atrai milhares de espectadores, todos ansiosos por descobrir quem vencerá nas categorias masculina, feminina e júnior. PISTA 1: O SLALOM Primeiramente, Jan e Andre mostram a seus pupilos como se faz. Com Mirko no banco do passageiro do F-PACE, Jan manobra o carro com facilidade entre os cones de uma pista de slalom de 300 metros. “Ligue, saia, vire e depois corrija e pise no acelerador de novo”, ele explica. Parece fácil. Porém, como Mirko não demora a constatar, é tudo menos fácil. Ele luta com o volante, enquanto o carro desliza para a esquerda e a direita no gelo – “Duas mãos!”, Jan relembra em várias ocasiões. Percorridas algumas voltas, no entanto, ele melhora rapidamente e logo está acelerando com confiança pelos cones. Tamara assiste impressionada. “Agora vem a pressão”, ela observa. Será uma manifestação de seu orgulho esportivo? “Sem dúvida. Detesto não ser boa em algo.” De início mais cautelosa do que Mirko, ela também se mostra bastante ligeira para aprender. “É muito empolgante!”, ela exclama sorrindo, ao parar o carro depois de algumas voltas. Indagada se sua experiência no gelo ajuda na direção, Tamara pensa por alguns segundos antes de responder: “Com os patins, você tem muito mais controle instantâneo sobre o gelo. Mas, ao volante, precisa tentar relaxar e deixar o impulso levar você em alguns momentos.” Pode parecer óbvio, mas pilotar no gelo é muito diferente de dirigir em condições normais, como explica Andre: “É necessário muito menos uso do volante e mais controle através do acelerador e dos pedais de freio.” PISTA 2: O GRANDE CÍRCULO Tendo sentido como os Jaguares se saem nas curvas acentuadas e nas mudanças de velocidade, seguimos para o grande círculo – uma pista de 200 metros de diâmetro concebida apenas para o drift. Mais uma vez, os instrutores vão na frente, espalhando neve em seu rastro ao impelirem os carros suavemente num ângulo de quase 90 graus pela pista, numa fenomenal exibição de velocidade controlada. Apesar de rodarem algumas vezes no começo, Tamara e Mirko logo se adaptam. “Estou muito impressionado, mas não muito surpreso”, diz Jan ao observar Tamara dominar a pista. “Os esportistas geralmente têm uma ótima coordenação entre mãos e olhos e são eficientes em aplicar novas habilidades. Apesar de que talvez eu tenha acabado de lançar uma praga contra ela...!”, ele acrescenta quando ela derrapa e se choca com um monte de neve – lembrete de como as margens de segurança são reduzidas e tema para refletir enquanto o crepúsculo se descortina do outro lado do lago, anunciando que se encerra o primeiro dos dois dias de curso dos esportistas. O F-TYPE SVR (no alto) e o F-PACE S (no canto inferior esquerdo) propiciam, cada um deles, uma experiência diferente no gelo: o primeiro é rápido e agressivo ao fazer curvas; o último oferece mais equilíbrio entre velocidade e conforto. PISTA 3: TUDO AO MESMO TEMPO AGORA O segundo dia começa em condições magníficas. O gelo reluz ao sol, lindamente emoldurado por um céu azul profundo e colinas forradas de neve. Contudo, a -25°C, o frio é de rachar. Como minha caneta sucumbe ao clima ártico, junto-me a Mirko e Jan no F-PACE quando eles começam a percorrer a terceira pista. Compacta e sinuosa, com uma mistura de curvas fechadas e abertas, ela obriga os pilotos a pôr em prática os diversos elementos que aprenderam no dia anterior. Trata-se de um teste tanto de concentração e paciência quanto de habilidade: direção precisa, combinada com a intensidade de aceleração exata e a capacidade de escolher a linha certa na entrada das curvas. Ainda há momentos de hesitação e de manobras exageradas ou tímidas, mas está claro que Mirko e Tamara fizeram um ótimo progresso em pouco tempo. Estão dirigindo de forma confiante, sem receio de ganhar velocidade – e os sorrisos mostram que estão se divertindo como nunca. THE JAGUAR 53

 

JAGUAR

JAGUAR MAGAZINE

 

A REVISTA JAGUAR celebra a criatividade em todas as suas formas, com características que inspiram emoção sensorial, do design sedutor até a tecnologia de ponta.

A edição mais recente apresenta algumas pessoas inspiradoras: de Luke Jennings, criador de Villanelle, uma das personagens mais interessantes dos últimos tempos, a Marcus Du Sautoy, que fala se a inteligência artificial está à beira de se tornar criativa. Na estrada, visitamos os EUA para explorar o paraíso gastronômico de Portland em um Jaguar I-PACE, levamos um Jaguar XE ao sul da França para uma visão de fotógrafo da charmosa cidade de Arles, e muito mais.

Na cidade somos todos pedestres.

© JAGUAR LAND ROVER LIMITED 2020

Registered Office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF
Registered in England No: 1672070
Os números referentes ao consumo de combustível são resultado de testes oficiais do fabricante em acordo com as leis da UE, possuindo função puramente comparativa. O consumo efetivo de um veículo pode diferir dos alcançados em tais testes.