THE JAGUAR 05

  • Jaguar
  • Carro
  • Corridas
  • Carros
  • Corrida
  • Mundo
  • Anos
  • Motor
  • Velocidade
  • Desempenho
Descubra um lado diferente de Eva Green | Será possível que seu próximo taxi seja um Jaguar I-PACE autônomo? | O que é preciso para quebrar um recorde em uma volta no lendário circuito Nürburgring Nordschleife | Nossos “petrolheads” competindo na nova série de corridas 100% elétricas da Jaguar | Conheça os detalhes das mais recentes edições especiais dos modelos XE e XF: o 300 SPORT

LEFT XXXXX “O SOM DO

LEFT XXXXX “O SOM DO ESTRONDOSO MOTOR V8 SUPERCHARGED DE 5,0 LITROS 28 THE JAGUAR

TESTE DE ESTRADA REVERBERA NA ROCHA.” JAGUAR XE SV PROJECT 8 Para uma subida furiosa no Monte Etna, Henry conta com o poderoso Project 8 – uma versão radical do XE com 600 cv, desenvolvida pela unidade de Operações de Veículos Especiais da Jaguar. Não que eu vá subir o Etna com o 300 SPORT… Estacionado ao lado da estrada há um carro que se parece com o XE no qual estou sentado, mas consideravelmente mais malvado. Sabe aquela sensação de quando você se reencontra com um amigo depois de alguns anos e descobre que ele frequentou a academia de ginástica nesse período e está com o visual bem diferente? É isso que sinto quando me deparo com o veículo que me levará na etapa final da viagem: o XE SV Project 8 da divisão de Operações de Veículos Especiais da Jaguar. Apenas o teto e as portas dianteiras são iguais às do XE 300 SPORT; todos os outros painéis da carroceria ganharam musculatura ou foram eliminados, e o resultado é incrivelmente agressivo. Enquanto o 300 SPORT tem o astral de um carro potente e discreto, com o contorno da grade e o spoiler traseiro na cor Dark Satin Grey, o Project 8 é todo atitude e ameaça. Mesmo que não tivesse o grande splitter projetando-se na dianteira nem o aerofólio traseiro de fibra de carbono instalado na tampa do porta-malas, ainda assim seria uma visão imponente. Meus detalhes favoritos são as caixas de roda, que têm um corte na parte traseira para aliviar a pressão do ar. Eles emolduram lindamente a reduzida banda externa dos pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 – é a primeira vez que um carro sai de uma fábrica da Jaguar com pneus tão radicais. Abra a porta do motorista, e a atmosfera tem a mesma mistura de familiar e feroz. Embora as telas e a arquitetura básica tenham sido mantidas, há fibra de carbono adornando a impressionante superfície ao redor da parte superior do painel, o seletor de marchas rotativo foi substituído pelo câmbio SportShift do F-TYPE, e agora eu me sento em um banco de encosto curvo e fixo. O mesmo botão de partida agora desperta exatamente o dobro do número de cilindros e o dobro da potência. Vai ser divertido. A estrada até o vulcão é tão sensacional quanto seria de se esperar e agradavelmente mais larga do que quase todas as vias que peguei com o 300 SPORT. Às vezes, parece que você está dirigindo por uma espécie de corredor negro infernal, e o som do estrondoso motor V8 supercharged de 5,0 litros que reverbera na rocha só contribui para esse clima. No entanto, não é apenas o motor de 600 cv que impressiona no Project 8, já que a direção e o chassi são tão lindamente comunicativos e envolventes, que você curte as curvas ainda mais do que as retas. THE JAGUAR 29

 

JAGUAR

JAGUAR MAGAZINE

 

A REVISTA JAGUAR celebra a criatividade em todas as suas formas, com características que inspiram emoção sensorial, do design sedutor até a tecnologia de ponta.

A edição mais recente apresenta algumas pessoas inspiradoras: de Luke Jennings, criador de Villanelle, uma das personagens mais interessantes dos últimos tempos, a Marcus Du Sautoy, que fala se a inteligência artificial está à beira de se tornar criativa. Na estrada, visitamos os EUA para explorar o paraíso gastronômico de Portland em um Jaguar I-PACE, levamos um Jaguar XE ao sul da França para uma visão de fotógrafo da charmosa cidade de Arles, e muito mais.

Na cidade somos todos pedestres.

© JAGUAR LAND ROVER LIMITED 2020

Registered Office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF
Registered in England No: 1672070
Os números referentes ao consumo de combustível são resultado de testes oficiais do fabricante em acordo com as leis da UE, possuindo função puramente comparativa. O consumo efetivo de um veículo pode diferir dos alcançados em tais testes.