THE JAGUAR 05

  • Jaguar
  • Carro
  • Corridas
  • Carros
  • Corrida
  • Mundo
  • Anos
  • Motor
  • Velocidade
  • Desempenho
Descubra um lado diferente de Eva Green | Será possível que seu próximo taxi seja um Jaguar I-PACE autônomo? | O que é preciso para quebrar um recorde em uma volta no lendário circuito Nürburgring Nordschleife | Nossos “petrolheads” competindo na nova série de corridas 100% elétricas da Jaguar | Conheça os detalhes das mais recentes edições especiais dos modelos XE e XF: o 300 SPORT

“ ESTE CARRO MOSTRA O

“ ESTE CARRO MOSTRA O QUE A JAGUAR É VERDADEIRAMENTE CAPAZ DE PRODUZIR.” ADAM JONES GERENTE DE ENGENHARIA VEICULAR LUKE SMITH PROJETISTA SÊNIOR

RECORDISTAS “Foi necessária uma enorme quantidade de tempo e empenho para aprimorar as superfícies da carroceria do Project 8, a fim de extrair o máximo desempenho aerodinâmico delas”, explica Luke Smith, projetista sênior das Operações de Veículos Especiais. “Estávamos continuamente reconstruindo partes do carro para incluir os mais recentes desenvolvimentos da engenharia e da aerodinâmica. Do ponto de vista do design, estávamos tendo constantemente de encontrar o equilíbrio entre deixar áreas específicas do carro atraentes e, ao mesmo tempo, otimizar essas superfícies para arrasto, pressão aerodinâmica e sustentação.” Todos esses eram ingredientes essenciais para colocar um carro para rodar em Nürburgring o quanto antes. “Tivemos algumas semanas bem difíceis até o Vincent bater o recorde”, acrescenta Jack Lambert, engenheiro júnior de dinâmica veicular do Project 8. “Fomos prejudicados pelo mau tempo em Nürburgring e tivemos de achar soluções para alguns problemas do carro. Basicamente, nossa tarefa era garantir que a direção e as manobras fossem as melhores possíveis. Foram muitas noites trabalhando até altas horas na oficina de Gaydon em novembro passado”, ele ri. Entretanto, todo esse trabalho árduo não seria em vão. Tendo já batido de forma inequívoca os tempos do anel estabelecidos pelos rivais mais próximos do Project 8 até a hora do almoço do terceiro dia de testes, Vincent e a equipe de engenharia decidiram dar uma última volta naquela tarde. Às 3 da tarde, graças a uma combinação de condições perfeitas da pista, temperaturas dos pneus e pilotagem beirando o impecável, ele conseguiu bater seu próprio recorde de tempo na última volta do último dia da temporada, uma hora antes de anoitecer e de Nordschleife ser fechado para o inverno. Um final hollywoodiano bastante satisfatório para a grande façanha do Project 8. O fato de se tratar de um carro de desenvolvimento padrão com pneus de estrada comuns só contribuiu para a lenda. “Ultrapassar a linha em Nürburgring naquele tempo foi incrível para todos nós”, diz Adam Jones, gerente de engenharia veicular do Project 8. “Na ocasião, o carro estava em desenvolvimento havia pouco mais de um ano, mas já sabíamos que ele poderia bater os tempos de volta dos rivais. As metas de desempenho que tínhamos definido para o carro e que atingimos nos deixaram muito confiantes nisso. Quando ele superou o competidor mais próximo em quase 11 segundos, foi ótimo ver o que o Project 8 podia fazer de fato. Na essência, este carro é um demonstrador de tecnologia para nós; ele mostra o que a Jaguar é verdadeiramente capaz de produzir.” Mesmo com o recorde estabelecido, os engenheiros da divisão de Operações de Veículos Especiais continuaram aperfeiçoando o Project 8. “Desde novembro passado, fizemos o ajuste fino de todos os elementos do carro para deixá-lo 100 por cento. Colocamos coxins de motor mais rígidos para melhorar as manobras e alteramos o amortecimento, os câmbios de marcha e a resposta do pedal do acelerador”, diz Adam. O resultado é um carro ainda melhor e mais rápido do que há um ano. Essa é uma boa notícia para Vincent Radermecker. “Fiquei muito orgulhoso do recorde e também do fato de a Jaguar ter me dado essa oportunidade”, ele sorri. “Mas você sempre sente que em algumas partes da volta poderia ter ido um pouquinho mais rápido... Se você juntar todas as partes de uma volta, acertando todas as curvas, pode atingir o tempo de volta ideal. Para mim, no Project 8 pronto para produção, seria um tempo abaixo de 7:20. Tenho certeza de que é plenamente possível.” Quando Vincent fecha o zíper de sua roupa de corrida e desce as escadas, seguindo com passos decididos para a garagem impecável do centro de testes e para suas próximas 15 voltas num Jaguar de última geração calejado pelas pistas, tem-se a impressão de que outro recorde do Project 8 em Nürburgring deve estar a caminho. THE JAGUAR 41

 

JAGUAR

JAGUAR MAGAZINE

 

A REVISTA JAGUAR celebra a criatividade em todas as suas formas, com características que inspiram emoção sensorial, do design sedutor até a tecnologia de ponta.

A edição mais recente apresenta algumas pessoas inspiradoras: de Luke Jennings, criador de Villanelle, uma das personagens mais interessantes dos últimos tempos, a Marcus Du Sautoy, que fala se a inteligência artificial está à beira de se tornar criativa. Na estrada, visitamos os EUA para explorar o paraíso gastronômico de Portland em um Jaguar I-PACE, levamos um Jaguar XE ao sul da França para uma visão de fotógrafo da charmosa cidade de Arles, e muito mais.

Na cidade somos todos pedestres.

© JAGUAR LAND ROVER LIMITED 2020

Registered Office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF
Registered in England No: 1672070
Os números referentes ao consumo de combustível são resultado de testes oficiais do fabricante em acordo com as leis da UE, possuindo função puramente comparativa. O consumo efetivo de um veículo pode diferir dos alcançados em tais testes.