O MUNDO DO AMANHÃ
O MUNDO DO AMANHÃ Devido à aclamação universal que vem sendo recebida pelo I-PACE, este carro, o primeiro da Jaguar movido unicamente a eletricidade, colocou-a na vanguarda da revolução dos veículos elétricos. A Jaguar derrotou todas as suas maiores rivais no mercado com um veículo elétrico que dá uma forma nova e emocionante, com emissão zero, a todos os principais pontos fortes da marca – design, desempenho, locomoção e manobras –, promovendo significativamente a imagem dos veículos totalmente elétricos em geral. Por ser um veículo revolucionário, que desafia as convenções, a influência do I-PACE é de longo alcance. A Jaguar fechou um acordo para fornecer, montando conjuntamente, até 20 mil I-PACEs para a Waymo, serviço de táxis autônomos com sede nos EUA e considerada uma das startups mais fantásticas do Vale do Silício. Parte do poderoso grupo Alphabet, que inclui o Google, a Waymo está na pole position da corrida para levar os táxis autônomos ao público. Ela já está testando seu serviço nos EUA, onde tem 600 minivans autônomas que transportam participantes voluntários por partes de Phoenix, Arizona, definidas por geolocalização, além de alguns táxis totalmente autônomos em teste em estradas abertas. O lançamento completo do serviço nos EUA está previsto para 2020. “Quando vimos o I-PACE, percebemos que era uma plataforma incrível com a qual integrar a nossa tecnologia”, explica o CEO da Waymo, John Krafcik. “Era uma folha em branco e contava com uma potente bateria de 90 kWh. Além disso, houve uma química instantânea – uma semelhança entre as maneiras pelas quais a Jaguar e a Waymo veem o mundo.” Essa visão de mundo comum será fundamental para o sucesso do empreendimento. Para tanto, a Jaguar já colocou engenheiros na Waymo, assegurando que a tecnologia de direção autônoma seja incorporada de forma plena e ótima, desde o início, nos I-PACEs Jaguar/Waymo. Isso também significa que a Jaguar não vai meramente montar veículos elétricos para um novo mercado – ela se tornará uma parceira ativa em um empreendimento que pode causar mudanças profundas nos conceitos de mobilidade. “A Waymo ficou entusiasmada ao descobrir que o Jaguar I-PACE não era apenas um carro-conceito para feiras de automóveis”, diz Hanno Kirner, diretor- -executivo de estratégia da Jaguar. “Nós criamos um veículo elétrico altamente avançado; eles desenvolveram o sistema de direção autônoma mais avançado. E o que temos aqui é o primeiro táxi-robô autônomo do mundo.” “Integrar um sistema de direção autônoma a um carro é uma tarefa imensa”, continua ele. “Mas é um ótimo processo de aprendizado para as duas empresas. Nós não vamos só vender o carro, vamos dar manutenção e fazer os carros funcionarem para a Waymo. Então, é algo revolucionário também desse ponto de vista. Seremos fabricantes e nos tornaremos operadores de um serviço de mobilidade compartilhada.” “ O QUE TEMOS AQUI É O PRIMEIRO TÁXI-ROBÔ AUTÔNOMO DO MUNDO.” CARROS QUE VEEM Turbinada por vastos recursos e poder de fogo intelectual, a tecnologia que será instalada nos Jaguar I-PACEs da Waymo está em constante desenvolvimento, mas inclui o que há de mais recente em tecnologia de sensores e inteligência artificial. Em seu âmago está um sistema inteligente de sensores e radar – o LiDAR, os “olhos do carro” – capaz de detectar pedestres, ciclistas, obras na pista e muito mais, até uma distância equivalente a três campos de futebol, tudo em 360 graus. “Somos a única empresa desta área que tem engenheiros de hardware especializados trabalhando no sensoriamento”, diz Krafcik. “O LiDAR, o radar, os sistemas de visão e o pacote de computação são todos projetados pela Waymo, e os engenheiros de hardware estão trabalhando lado a lado com os engenheiros de software que estão escrevendo o código para locomover os carros ao redor do mundo.” “Nossa tecnologia passou pelo que consideramos o teste de direção mais difícil do mundo”, continua ele. “Nossos carros percorreram autonomamente 8 milhões de quilômetros em vias de 25 cidades norte-americanas diferentes. 52 THE JAGUAR
Além disso, rodaram 8 bilhões de quilômetros em simulações e foram submetidos a 20 mil testes individuais na ‘cidade’ de testes especiais da Waymo.” O serviço estará disponível para os usuários por meio de um aplicativo de smartphone; chame um táxi, pressione “ir” e recline-se, enquanto o “táxi-robô” o leva em segurança até seu destino. Krafcik, que é formado por Stanford e pelo MIT e entrou no setor automotivo antes de ser caçado pelo Google para encabeçar a visão da Waymo, tem a reputação de ser ambicioso e raciocinar rápido. Com a Waymo, ele imagina um mundo em que os sensores inteligentes não só ajudarão a evitar acidentes e aumentar a segurança dos motoristas, como também oferecerão a oportunidade de levar a mobilidade a milhões de pessoas que não dirigem. “Segurança e acesso são o principal fator de motivação”, diz Krafcik. “Zerar o número de mortes será um longo caminho, mas essa tem de ser a meta. Em termos de acesso, 30 milhões de norte-americanos têm idade para ter carteira de motorista, mas não podem dirigir por algum motivo, como uma deficiência ou uma enfermidade específica. Imagine como um serviço de táxis autônomos poderia ajudá-los.” Com respostas de ponta para algumas das questões mais urgentes da mobilidade do futuro, a Jaguar e a Waymo visam transformar a maneira de nos locomovermos. E, sendo o primeiro veículo totalmente elétrico da frota da Waymo, o I-PACE pode muito bem se tornar um símbolo dessa revolução na mobilidade. CONSTRUÍDO PARA O FUTURO Veículo elétrico superior e espaçoso, ainda que compacto, e produzido por um fabricante inovador, o novo Jaguar I-PACE constitui a plataforma perfeita para os ambiciosos planos da Waymo de lançar o primeiro serviço de táxi sem motorista do mundo. O I-PACE será o primeiro veículo elétrico a bateria da frota da Waymo. A Jaguar adaptará o veículo no nível da produção para que ele possa incorporar a tecnologia de direção autônoma da Waymo. Até 20 mil I-PACEs autônomos da Waymo serão incluídos no serviço, que será disponibilizado comercialmente ao público dos EUA a partir de 2020. THE JAGUAR 53
- Page 1: A ILHA DO TESOURO O XE 300 SPORT E
- Page 5 and 6: 20 50 FOTOS: REBECCA MILLER, JOHN W
- Page 7 and 8: CENTROS DE SERVIÇO JAGUAR O CUIDAD
- Page 9 and 10: EXPERIENCE SOUND ON THE MOVE LIKE N
- Page 11 and 12: THE JAGUAR 11
- Page 13 and 14: NA CAPITAL MUNDIAL DO PETRÓLEO, RI
- Page 15 and 16: ASSIM COMO NOS MELHORES CARROS, A F
- Page 17 and 18: O PRIMEIRO CARRO A GENTE NUNCA ESQU
- Page 19 and 20: JAGUAR GEAR SEU I-PACE, SEU ESTILO.
- Page 21 and 22: THE JAGUAR 21
- Page 23 and 24: TESTE DE ESTRADA CONFUSÃO DA HORA
- Page 25 and 26: Movido a café expresso, Henry perc
- Page 27 and 28: AGRADÁVEL, ANSIOSA PELA ACELERAÇ
- Page 29 and 30: TESTE DE ESTRADA REVERBERA NA ROCHA
- Page 31 and 32: RIGHT XXXXX DE TER SUBIDO UM VULCÃ
- Page 33 and 34: DEUS X MACHINA O chassi todo em alu
- Page 35 and 36: RIGHT XXXXX PHOTOGRAPHY: LKJDÄLKJD
- Page 37 and 38: DO ANEL O JAGUAR XE PROJECT 8 É O
- Page 39 and 40: JACK LAMBERT ENGENHEIRO DE DINÂMIC
- Page 41 and 42: RECORDISTAS “Foi necessária uma
- Page 43 and 44: AS VÁRIAS FAC E S DE EVA The Jagua
- Page 45 and 46: THE JAGUAR 45
- Page 47 and 48: CINEMA E CULTURA Green, vista aqui
- Page 50: EU, TÁXI DESCUBRA COMO A JAGUAR E
- Page 55 and 56: POTÊNCIA FEMININA COMO VOCÊ COMEM
- Page 57 and 58: “ESTAR EM UM CARRO PARA VIVER AVE
- Page 59 and 60: HERMANN TILKE PROJETISTA DE CIRCUIT
- Page 61 and 62: “ UMA MONTANHA-RUSSA É COMO O CI
- Page 63 and 64: BERNHARD RUSSI PROJ ETISTA DE PISTA
- Page 65 and 66: THE JAGUAR 65
- Page 67 and 68: Em um dia limpo, Coniston Water é
- Page 69 and 70: e:///Users/sebastians/Downloads/Exp
- Page 71 and 72: CORRIDAS POR QUE UMA VERDADEIRA LEN
- Page 73 and 74: Katherine Legge, veterana da NASCAR
- Page 75 and 76: THE JAGUAR 75
- Page 77 and 78: DESIGN IMAGENS: SEAN O’CONNELL; R
- Page 79 and 80: CASTROL EDGE PROFESSIONAL DESEMPENH