THE JAGUAR 05

  • Jaguar
  • Carro
  • Corridas
  • Carros
  • Corrida
  • Mundo
  • Anos
  • Motor
  • Velocidade
  • Desempenho
Descubra um lado diferente de Eva Green | Será possível que seu próximo taxi seja um Jaguar I-PACE autônomo? | O que é preciso para quebrar um recorde em uma volta no lendário circuito Nürburgring Nordschleife | Nossos “petrolheads” competindo na nova série de corridas 100% elétricas da Jaguar | Conheça os detalhes das mais recentes edições especiais dos modelos XE e XF: o 300 SPORT

O MUNDO DO AMANHÃ

O MUNDO DO AMANHÃ Devido à aclamação universal que vem sendo recebida pelo I-PACE, este carro, o primeiro da Jaguar movido unicamente a eletricidade, colocou-a na vanguarda da revolução dos veículos elétricos. A Jaguar derrotou todas as suas maiores rivais no mercado com um veículo elétrico que dá uma forma nova e emocionante, com emissão zero, a todos os principais pontos fortes da marca – design, desempenho, locomoção e manobras –, promovendo significativamente a imagem dos veículos totalmente elétricos em geral. Por ser um veículo revolucionário, que desafia as convenções, a influência do I-PACE é de longo alcance. A Jaguar fechou um acordo para fornecer, montando conjuntamente, até 20 mil I-PACEs para a Waymo, serviço de táxis autônomos com sede nos EUA e considerada uma das startups mais fantásticas do Vale do Silício. Parte do poderoso grupo Alphabet, que inclui o Google, a Waymo está na pole position da corrida para levar os táxis autônomos ao público. Ela já está testando seu serviço nos EUA, onde tem 600 minivans autônomas que transportam participantes voluntários por partes de Phoenix, Arizona, definidas por geolocalização, além de alguns táxis totalmente autônomos em teste em estradas abertas. O lançamento completo do serviço nos EUA está previsto para 2020. “Quando vimos o I-PACE, percebemos que era uma plataforma incrível com a qual integrar a nossa tecnologia”, explica o CEO da Waymo, John Krafcik. “Era uma folha em branco e contava com uma potente bateria de 90 kWh. Além disso, houve uma química instantânea – uma semelhança entre as maneiras pelas quais a Jaguar e a Waymo veem o mundo.” Essa visão de mundo comum será fundamental para o sucesso do empreendimento. Para tanto, a Jaguar já colocou engenheiros na Waymo, assegurando que a tecnologia de direção autônoma seja incorporada de forma plena e ótima, desde o início, nos I-PACEs Jaguar/Waymo. Isso também significa que a Jaguar não vai meramente montar veículos elétricos para um novo mercado – ela se tornará uma parceira ativa em um empreendimento que pode causar mudanças profundas nos conceitos de mobilidade. “A Waymo ficou entusiasmada ao descobrir que o Jaguar I-PACE não era apenas um carro-conceito para feiras de automóveis”, diz Hanno Kirner, diretor- -executivo de estratégia da Jaguar. “Nós criamos um veículo elétrico altamente avançado; eles desenvolveram o sistema de direção autônoma mais avançado. E o que temos aqui é o primeiro táxi-robô autônomo do mundo.” “Integrar um sistema de direção autônoma a um carro é uma tarefa imensa”, continua ele. “Mas é um ótimo processo de aprendizado para as duas empresas. Nós não vamos só vender o carro, vamos dar manutenção e fazer os carros funcionarem para a Waymo. Então, é algo revolucionário também desse ponto de vista. Seremos fabricantes e nos tornaremos operadores de um serviço de mobilidade compartilhada.” “ O QUE TEMOS AQUI É O PRIMEIRO TÁXI-ROBÔ AUTÔNOMO DO MUNDO.” CARROS QUE VEEM Turbinada por vastos recursos e poder de fogo intelectual, a tecnologia que será instalada nos Jaguar I-PACEs da Waymo está em constante desenvolvimento, mas inclui o que há de mais recente em tecnologia de sensores e inteligência artificial. Em seu âmago está um sistema inteligente de sensores e radar – o LiDAR, os “olhos do carro” – capaz de detectar pedestres, ciclistas, obras na pista e muito mais, até uma distância equivalente a três campos de futebol, tudo em 360 graus. “Somos a única empresa desta área que tem engenheiros de hardware especializados trabalhando no sensoriamento”, diz Krafcik. “O LiDAR, o radar, os sistemas de visão e o pacote de computação são todos projetados pela Waymo, e os engenheiros de hardware estão trabalhando lado a lado com os engenheiros de software que estão escrevendo o código para locomover os carros ao redor do mundo.” “Nossa tecnologia passou pelo que consideramos o teste de direção mais difícil do mundo”, continua ele. “Nossos carros percorreram autonomamente 8 milhões de quilômetros em vias de 25 cidades norte-americanas diferentes. 52 THE JAGUAR

Além disso, rodaram 8 bilhões de quilômetros em simulações e foram submetidos a 20 mil testes individuais na ‘cidade’ de testes especiais da Waymo.” O serviço estará disponível para os usuários por meio de um aplicativo de smartphone; chame um táxi, pressione “ir” e recline-se, enquanto o “táxi-robô” o leva em segurança até seu destino. Krafcik, que é formado por Stanford e pelo MIT e entrou no setor automotivo antes de ser caçado pelo Google para encabeçar a visão da Waymo, tem a reputação de ser ambicioso e raciocinar rápido. Com a Waymo, ele imagina um mundo em que os sensores inteligentes não só ajudarão a evitar acidentes e aumentar a segurança dos motoristas, como também oferecerão a oportunidade de levar a mobilidade a milhões de pessoas que não dirigem. “Segurança e acesso são o principal fator de motivação”, diz Krafcik. “Zerar o número de mortes será um longo caminho, mas essa tem de ser a meta. Em termos de acesso, 30 milhões de norte-americanos têm idade para ter carteira de motorista, mas não podem dirigir por algum motivo, como uma deficiência ou uma enfermidade específica. Imagine como um serviço de táxis autônomos poderia ajudá-los.” Com respostas de ponta para algumas das questões mais urgentes da mobilidade do futuro, a Jaguar e a Waymo visam transformar a maneira de nos locomovermos. E, sendo o primeiro veículo totalmente elétrico da frota da Waymo, o I-PACE pode muito bem se tornar um símbolo dessa revolução na mobilidade. CONSTRUÍDO PARA O FUTURO Veículo elétrico superior e espaçoso, ainda que compacto, e produzido por um fabricante inovador, o novo Jaguar I-PACE constitui a plataforma perfeita para os ambiciosos planos da Waymo de lançar o primeiro serviço de táxi sem motorista do mundo. O I-PACE será o primeiro veículo elétrico a bateria da frota da Waymo. A Jaguar adaptará o veículo no nível da produção para que ele possa incorporar a tecnologia de direção autônoma da Waymo. Até 20 mil I-PACEs autônomos da Waymo serão incluídos no serviço, que será disponibilizado comercialmente ao público dos EUA a partir de 2020. THE JAGUAR 53

 

JAGUAR

JAGUAR MAGAZINE

 

A REVISTA JAGUAR celebra a criatividade em todas as suas formas, com características que inspiram emoção sensorial, do design sedutor até a tecnologia de ponta.

A edição mais recente apresenta algumas pessoas inspiradoras: de Luke Jennings, criador de Villanelle, uma das personagens mais interessantes dos últimos tempos, a Marcus Du Sautoy, que fala se a inteligência artificial está à beira de se tornar criativa. Na estrada, visitamos os EUA para explorar o paraíso gastronômico de Portland em um Jaguar I-PACE, levamos um Jaguar XE ao sul da França para uma visão de fotógrafo da charmosa cidade de Arles, e muito mais.

Na cidade somos todos pedestres.

© JAGUAR LAND ROVER LIMITED 2020

Registered Office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF
Registered in England No: 1672070
Os números referentes ao consumo de combustível são resultado de testes oficiais do fabricante em acordo com as leis da UE, possuindo função puramente comparativa. O consumo efetivo de um veículo pode diferir dos alcançados em tais testes.