MADEIRA ATÉ MAIS,
MADEIRA ATÉ MAIS, CERÂMICA. ADEUS, VIDRO. TCHAU, AÇO... A MADEIRA VOLTOU, E COMO. CONHECEMOS TRÊS MARCENEIROS INOVADORES PARA SABER PORQUE O MATERIAL ESTÁ SE TORNANDO O PRINCIPAL OUTRA VEZ HISTÓRIA: Dan Stevens 32 The JAGUAR
A madeira que curva a vapor de assinatura de Tom Raffield cria formas curvas em móveis, iluminação, e até mesmo em uma casa inteira Nós não temos uma tradição de madeira como arte no Reino Unido ", diz Eleanor Lakelin, ao mostrar sua oficina em Londres. Seu sucesso como escultora em madeira, criando formas que sugerem familiaridade, mas são de outro mundo, é a prova de que isso está mudando. O trabalho de Lakelin eleva as lascas da castanheira da índia que é seu material escolhido para lenha e para arte. "O que faço é relativamente novo", diz ela. "E o valor da madeira está mudando." De fato, principais compradores de suas obras são colecionadores, galerias e museus. Lakelin é de um movimento recente que considera a madeira valiosa como cerâmica, vidro, prata ou outro material que esculpimos, cortamos, moldamos e usamos na arte. A oficina de seu colega, Sebastian Cox, não está longe da de Lakelin em Londres. No centro de sua empresa está a madeira usada para criar sua mobília delicada, elegante. Sua combinação de madeiras inglesas, técnicas tradicionais e uma estética que reflete as qualidades de cada espécie de madeira ganhou prêmios. Mas é o seu desejo de encontrar maneiras de usar o material que o diferenciou. Cox começou a fazer móveis e objetos de um material que também é usado para cercas e jardins - aveleira entalhada: hastes longas retas de árvores jovens que são cortadas ao nível do solo. A poda rasa (coppicing) é uma antiga FOTOS: KIRSTIN PRISK, ALUN CALLENDER